20 de ago. de 2010

Gold Coast e farewell party

Das minhas viagens, que não foram muitas mas foram legais ;), faltou falar da última parte: Gold Coast!
De Brisbane, peguei um trem até a estação de Robina, onde encontrei com a minha guia turística e amiga Isabella =]
Chegando por lá, ela me fez dar um rolê obrigatório pela faculdade dela, a Bond University.
Bem legal lá, baita infra-estrutura legal. Depois disso, fomos pro apartamento dela. Acho que ela está morando muito bem, obrigado, porque além de ser do lado da facu, olha a vista que ela tem da varanda:
Feeeio né... Bom, isso tudo foi na sexta-feira. No sábado, compramos nossos tickets pra andar de ônibus e fomos visitar umas praias da famosa Gold Coast. Primeira parada: Burleigh Heads.
Claro que tinha que rolar a pose de heavy metal comemorativa, afinal o lugar era bem bonito! Porém, a água era mais fria que a de Coogee, o que me fez desistir de um mergulho hahaha! De qualquer forma, tirei umas fotos dali, que inclusive dava pra ver a mais famosa Surfers Paradise ao fundo:
Com o sentimento de dever cumprido, rumamos à Surfers Paradise. O legal é que mesmo do outro lado do mundo, as praias e calçadões são muito similares com as praias mais legais que temos no Brasil.
Mas como eu sei que ninguém aqui quer ver foto de calçadão, que vejam eu na praia, com o prédio mais alto dali ao fundo:
Aí sim fiquei com a sensação de dever cumprido. Ficamos um tempinho por ali, andando na areia gelada, quando voltamos para perto do calçadão pra tirar uma foto com a placa onde todo mundo tira foto pra dizer que foi pra lá, coisa de turista meeesmo. Porém, não sei exatamente o que estavam reformando por ali, tinha umas grades na frente da maldita placa. Olhem só minha cara de desapontamento:
Ainda bem que em Surfers Paradise eles têm as famosas Metermaids (leia-se "delícias de bikini dourado e chapeuzinho 'cowboy de praia' mesmo"). Aí eu fiquei menos triste.
Ok, eu convenço, eu fiquei é bem feliz mesmo. Nota-se pela minha expressão de "yeah!" estampada na minha face ;)
Como era sábado, a Bel chamou umas amigas dela pra irmos pra uma balada dali perto, a East. Então fomos eu, a Kriti (de Cingapura), a Liz (australiana) e a Bel, na ordem:
Pude constatar que as pessoas de Queensland também sabem fazer balada boa =] Tão boa que no domingo a gente ficou enfiado no apê pra se recuperar, com uma leve tontura chata (e isso não é legal hehehe). Segunda-feira eu durmi no aeroporto pra pegar o vôo de volta pra Sydney estupidamente cedo (era a tarifa mais barata disponível), e a noite teve festinha de despedida no The Gaff!
Ah que beleza de balada, galera unida, sonzinho legal e claro: garotas de camisetas brancas e molhadas, comum de se ver lá na terça hahaha!!! Também estavam lá o Fawaz (árabe) e o Marcelo, meu flatmate.
A Priscila, que diz que sempre visita meu blog mas nunca comenta, apareceu do nada ali e completou a festa!
Na quarta ainda fomos pro Three Monkeys só pra tomar umas e conversar de boas. Na quinta-feira eu perdi meu vôo por burrice e cá estou até agora =] Pegarei um vôo em aproximadamente oito horas, então é melhor eu tirar um cochilo!

E é isso aí. Meu último post aqui da Austrália! Me diverti muito durante esses quatro meses, fiz muitos amigos, falei muito em inglês (ao contrário de muita gente que mora aqui há anos e não fala inglês ainda), gastei muito dinheiro com besteira e tive a melhor aventura da minha vida toda. Não me arrependo em nenhum momento de ter vendido meu carrinho pra vir pra cá. Foi um carro que eu vendi pra poder comprar muitos no futuro, já que a experiência adquirida aqui render-me-á (sim, isso foi uma mesóclise) muitos frutos. O fato de você vender algo não te dá essa experiência, mas causar na terra do canguru do jeito que eu e a galera causamos dá! Trabalhei um bocado também, com uma lista de profissões que vai desde fritador de churros a webdesigner, lavador de carros a garçom...

The point is: planejei, vim, vivi, curti demais e estou voltando pro começo da minha vida de verdade. Agora estou formado, com experiência de mercado (em marketing, minha área) e agora tenho a internacional também. Só viajando e passando o que eu e todo mundo aqui passa que dá pra entender por que eles dão tanta importância pra isso em processos seletivos: a princípio, achei que realmente não fazia diferença, mas hoje eu sei que sou uma pessoa diferente, só espero que melhor que antes =]

See y'all in Brazil, mates!

16 de ago. de 2010

Brisbane e Alma Park Zoo

Ah, mas que cidadezinha pacata! Bem simpática, simples mas bela =]
Andando por ali no primeiro dia encontrei a Cathedral of St. Stephen, que foi a primeira onde eu pude tirar uma foto do interior (talvez porque ele não fosse tão interessante quando a St. Mary ou a St. Patrick).
Como não encontrei (na verdade nem sabia se existia) um Visitor Centre por pura falta de atenção, procurei por brasileiros que pudessem me dizer o que era legal de ver na cidade. Com sorte, encontrei duas que me disseram que o South Bank tinha coisas legais para ver. Chegando lá, deparo-me com uma prainha artificial!
Era bem ajeitada, na verdade! Eu diria que em um dia de sol, isso deve ser bem legal =] Tinha salva-vidas e tal... coisa de primeiro mundo (não apenas o fato de ter salva-vidas, mas a estrutura como um todo).
Depois de tirar algumas fotos da roda gigante e do caminho cheio de floreiras, atravessei a Goodwill Bridge e fui contornando o Brisbane River por dentro do Botanic Gardens, ou Jardim Botânico mesmo ;) Tirei algumas fotos até chegar no Customs House:
Continuei a volta e dei de cara com a Chinatown de Brisbane.
Caras, acho que os chineses estão planejando um ataque mundial e vão começá-lo por cada Chinatown presente em cada cidade do planeta, não é possível... tem isso em todos os lugares!
Prosseguindo, após achar o Visitor Centre e pegar um mapa decente no segundo dia da viagem, descobri onde era a prefeitura (bem perto do meu backpacker, aliás) e fui lá fotografá-la:
O Museu de Brisbane funciona no primeiro andar do mesmo prédio, até onde o mapa me disse. Aí você se pergunta: Brisbane também não tem uma ponte? Aí eu respondo:
Sim, e tem! Me falaram que foi o mesmo arquiteto que projetou a Harbour Bridge, de Sydney. Essa chama Story Bridge, e é um tanto charmosa também.
No último dia, antes de pegar o trem rumo à Gold Coast e encontrar a Isabella, irmã do Juncker, que estuda na ilustríssima Bond University, tirei uma foto do Old Windmill, a construção mais antiga da cidade toda:
Agora, a parte do Zoológico!
No segundo dia da viagem, fui para o Alma Park Zoo ver os coalinhas e os cangurunights!
Sério, os coalas são tão bonitinhos que dá vontade de ter um como bicho de estimação. Olha esse bocejando:
Calma aí, seu coala, pode voltar a dormir depois ;) Os coalas são bichos beeem preguiçosos: como a dieta baseia-se em folhas específicas de eucalipto, o organismo deles (junto com a colaboração de uma bactéria especial) demora muito tempo e gasta muita energia pra digerir o alimento. Desse modo, passam umas 18 horas por dia dormindo e trabalhando bastante na digestão. Assim, ver um coala acordado já é raro. Vê-lo alimentando-se é mais raro ainda. Vê-lo fazendo exercícios em cima das árvores é beeem raro! E eu filmei eles fazendo tudo isso! Hahaha ganhei o dia!
Obviamente também vi cangurus e tirei uma foto bem simpática com eles:
Ah, sim, também tirei uma foto fazendo carinho no coala:
Yeaaaaaaaaaahhhh ;) isso merecia até uma foto na pose heavy metal, mas ou eu fazia isso ou abraçava o coala! Hahahaha (fiquei bem estranho nessa foto aliás, mas relevem...).
Galerinha, tomem nota: Brisbane é bem bonito também, mas acho melhor ir pra lá antes de conhecer Melbourne =]

Próximo post: Gold Coast!
See y’all, mates!

15 de ago. de 2010

Blue Mountains

Um post atrasado, tudo bem, mas ainda sim conta! Finalmente visitei as Blue Mountains no domingo passado com a Gabi e o Marcelo, meus flatmates. Lá é bem bonito, um clima de “estou no meio da natureza e estou curtindo”, e claro tirei umas fotos legais!
Realmente elas “são azuis” mesmo, mas vou dizer a verdade... elas são bem mais azuis nas fotos do que lá mesmo hehehehe! Não que isso seja um problema, mas enfim.
Tem uma explicação lógica pro fato delas parecerem azuis mas eu desconfio: me disseram que tem alguma coisa a ver com o óleo dos eucaliptos evaporando + luz do sol e fim. Não parei pra pesquisar isso na internet ainda, logo não sei se é verdade ou não ;)
De qualquer modo, e continuando, vimos só as montanhas mesmo e uma cachoeira de boas. Eu sei que tem muito mais coisa pra ver por aqueles lados, mas saímos muito tarde de casa e demora muito tempo pra chegar lá no domingo, que até onde eu entendi o trem não vai pra lá, só ônibus, e isso demora bem mais que o normal.
Pelo menos deu pra ver as Three Sisters, que também tem uma história aborígene por trás...
Quer saber da história? Pesquise hahahaha! Estou com uma leve preguiça de detalhá-la agora ;) Pra finalizar, minha foto com a pose característica do “turista heavy metal”:
Próximo post: Brisbane =]

4 dias pra voltar pro Brasil!!!

8 de ago. de 2010

Melbourne - Parte 3/3 - Última volta, inclusive lá no alto

Enfim, no terceiro e último dia de Melbourne, dei o último rolê pelos pontos que ainda não tinha visitado. Fui pra área mais perto do backpacker e comecei a tirar umas fotos... Essa abaixo, por exemplo, é a antiga sede do Tesouro australiano:
Inclusive, esse prédio ficava bem próximo do Parlamento de Victoria, o Estado onde fica Melbourne:
Depois de sair dali, descobri um monumento simples mas que homenageia uma grande conquista do direito político das mulheres: a Grande Petição.
Um movimento liderado por três mulheres conseguiu somar 30 mil assinaturas. Aí você pensa: poxa, 30 mil assinaturas é mais fácil que assustar gato escaldado. Eu concordo, meu amigo da conclusão rápida, mas tente fazer isso lá pelos 1900! Ééé...
Não muito distante dali, encontrei a lindíssima St. Patrick's Cathedral, construída com pedras escuras e tal...
Pena que eles adotam a mesma política da St. Mary's Cathedral daqui de Sydney, sem fotos lá dentro... lamentável! Enfim, continuando a volta pela cidade, fui ver novamente o Shrine of Remembrance, que fica a uma caminhada da catedral.
É um monumento que, assim como o Anzac Memorial que fica aqui no Hyde Park, honra o povo da Austrália que lutou bravamente na Primeira Guerra Mundial. Porém, esse era bem maior e mais suntuoso. O motivo que eu disse que voltei ali pra bater foto é que na noite do primeiro dia eu tirei algumas fotos dele iluminado, mas também queria vê-lo de dia:
Por fim, subi na Eureka Skydeck, uma espécie de Sydney Tower de Melbourne, só que 35 metros maior, e que leva o título de "a mais alta plataforma de observação do hemisfério Sul"... acho que a galera de Sydney não gostou muito dessa história quando lançaram o dito cujo hehehe. Lá de cima tirei umas panorâmicas com a bateria da câmera quase acabando, além da memória do cartão da máquina já estar no fim também. A melhor foi essa:
Enfim, tive uma viagem bem agradável pra lá. Gostei de tudo que eu vi, mas sem dúvida o segundo dia foi o mais legal... Não tem como um monte de prédios, por mais bonitos que sejam, superar monumentos naturais como os Apóstolos.
Melbourne tem seu charme, é uma cidade muito bonita, com ruas largas como alguns pontos mais movimentados de São Paulo, prédios altíssimos cheios de empresas multimilionárias ganhando seu dinheiro diariamente. Lá, tive a impressão de um lugar mais "business" e menos "turista" que Sydney.

Aí você me pergunta: Bill, qual cidade você prefere afinal? Sydney ou Melbourne?

Sydney, obrigado!
Quarta-feira: Brisbane! Me aguardem!!!

7 de ago. de 2010

Melbourne - Parte 2/3 - Great Ocean Road Trip

Bem vindos ao post mais bonito deste humilde blog! Wollongong é uma cidade com umas praias animais, e eu sei, era meu post mais bonito até então. Porém, não da pra comparar uma coisa com a outra (rochas com praias, se você quer ser mais direto). Mesmo que o dia estivesse nublado e choveu em algumas partes, o rolezinho valeu e muito a pena!
Num esquema bem de turista mesmo, peguei um businho por uma agência lá de Melbourne. Ele me pegou no backpacker bem cedo, umas 7 e pouco da manhã, pegamos outras pessoas em outros pontos da cidade e rumamos enfim para a Great Ocean Road!
Que emoção! Nem a chuva pra tirar nossa ansiedade essa hora... A primeira parada foi em Bells Beach, um dos pontos de surf mais famosos da Austrália. No frio inacreditável que estava, tinha gente surfando mesmo... bando de malucos! A segunda parada foi no arco da placa da Great Ocean Road, como vocês podem ver acima. Claro, tirei uma foto bem de "viajei pra lá, olha eu na foto" mesmo.
A terceira parada foi perto do Kennet River, e pudemos ver alguns coalas dormindo no topo de umas árvores, só não vou colocar foto aqui porque senão estragaria o suspense dos coalas que eu verei na quarta ou quinta dessa semana hahahah! Além dos coalas, alimentamos essas aves bonitinhas e simpáticas.
Na verdade elas eram interesseiras mesmo! Só vinham na gente pelas sementes:
Tudo bem, camaradinha, vou te dar um desconto pois você deve estar com fome...
Paramos em Apollo Bay pra almoçar um sensacional grilled fish and chips, que vinha até com salada e um pouco de massa com molho de tomate junto (achei incrível essa mistura). Finalmente, depois do almoço, rumamos ao parque dos 12 Apóstolos. Antes da foto, um momento de cultura:

Ao longo da Great Ocean Road, existem muito mais do que 12 "monumentos" rochosos. Porém, numa tentativa (muito bem sucedida eu diria) de marketing, o Governo renomeou um lugar que concentrava oito dessas rochas como 12 Apóstolos. Não me lembro bem, mas recentemente, uma delas cedeu, restando apenas sete. Além dessas sete, existem outras rochas com formatos bem diferentes que também são atrações, mas como são muito menos divulgadas, a gente só descobre na hora que ou pesquisa ou que visita a região.

Voltando... Sim, chegamos lá!
À essa altura do campeonato a gente já estava mais ansioso do que criança na véspera do Natal... Andamos em direção à plataforma e de repente...
Siiiiiiiim!!! Olha isso meu... com "close" pra vocês:
Caras, por mais que pareça uma coisa normal na foto, ou que não seja lá muito interessante assim em um blog, ao vivo é muito impressionante. Estávamos a frente de monumentos esculpidos pela mãe natureza em milhares de anos! E não estou hiperbolizando nem nada, é literalmente isso mesmo. A água do mar vai corroendo os lados das rochas, formando umas "pontes". Com o passar dos muitos anos, essas pontes cedem e o que fica são só essas "estacas", sei lá. Outro dia eu explico isso mais detalhado (ou não!).
Claro, pra somar sete, tinha mais duas do outro lado:
Obviamente que além destes "12 Apóstolos" tinham mais algumas rochas legais, como o Island Archway (que era uma "ponte" até a ligação entre as duas rochas ceder, deixando apenas duas "ilhas"):
Também vimos a Razorback (a maior de comprimento, acho, e mais fina de todas) e algumas formações adjacentes à ela:
A seguir, vimos o Loch Ard Gorge que tinha uma história bem emocionante (só quem sair comigo depois que eu voltar vai descobrir a história ;) ):
Na verdade, essa área era bem mais legal de ser vista lá debaixo, daquela praia mesmo:
Além do lugar em si ali já ser bonito, ainda tinha umas estalactites bem bacanas ali por perto:
Então, até o fim dessa trip, vimos outra formação (que agora me foge o nome, mas tem algo a ver com o naufrágio do navio da história de duas fotos acima):
E vimos, por fim, a London Bridge:
Que era realmente uma "ponte", antes de ceder a 20 anos atrás e virar uma coisa separada da costa, realmente.
Resumindo: simplesmente inesquecível. Essa é uma das coisas que valem a pena você viajar, sem dúvida é um "must see" pra quem vem pra cá (tipo uma parada obrigatória).
Amanhã eu volto com o post do último dia da viagem à Melbourne.

See ya, folks!

5 de ago. de 2010

Melbourne - Parte 1/3 - Chegando e se encontrando

Já que estou morando em Sydney, que é uma das paradas obrigatórias de quem vem pra Austrália, eu tive que pensar nas outras paradas obrigatórias que eu deveria visitar antes de voltar pra terra do churrasco com carvão (vulgo Brasil). Me vieram à mente Melbourne, Brisbane e Gold Coast (além de outras, mas como $ tem limites...), que são meus objetivos nessa trajetória final de viagem.
Na verdade, Melbourne já foi, pois acabo de voltar de lá! Passei a terça, quarta e quinta-feira dando uns rolês na terra "rival" de Sydney. Não sei como é isso direito, mas parece que as duas cidades têm uma rixa entre si...
E para economizar na passagem aérea, adotei o modo viagem "mochileiro", sem nenhuma bagagem além da mochila (meus ombros não gostaram da idéia). Como viajei sozinho, não pude contar com a ajuda de ninguém pra carregar minha mala hahahaha!
Saindo do aeroporto e pegando o Skybus, que faz um caminho direto até a estação Southern Cross, bem no canto da Melbourne City, chego no destino em menos de meia hora! E olha o visual da estação, todo ondulado:
Aí que eu comecei a entender o negócio: Melbourne não é Sydney que tem o Opera House, a Harbour Bridge e Darling Harbour, além de N outras coisas bem de turista mesmo. Melbourne chama a atenção pelos prédios e infra-estrutura. Claro que tem outros chamativos, mas pra balancear com a falta de uma ou duas atrações principais, como Sydney, eles embelezaram a cidade toda!
Cheguei to-tal-men-te despreparado lá, não sabia nem o que eu ia fazer ou o que eu ia ver. A única coisa que eu tinha em mente era chegar no Visitor Centre e me localizar totalmente. No caminho até lá, fui tirando umas fotos como, por exemplo, da belíssima Flinders Street Station:
Que, à noite, tem sua fachada iluminada assim:
Lembra um pouco o Mercadão, em São Paulo, mas só como primo bem distante mesmo. Do outro lado da rua, ou na outra esquina, estava o dito Visitor Centre, que é uma espécie de "ajuda-turistas-perdidos" feito eu.
A entrada dele é aquela "caixinha" ali, sendo que ele fica no subsolo. Entrei, peguei vários panfletos sobre os pontos turísticos da cidade e aí sim saí andando com rumo =]
O Visitor Centre fica num local chamado Federation Square, que tem algumas coisas cult como espaços de exposições, etc, etc, etc e alguma coisa da SBS, um dos canais de Tv aqui da Austrália:
Claro que pra estar ali num lugar tão importante e de certo modo central, o prédio da SBS teria que ser todo moderno e diferente (é o da esquerda, mais precisamente).
Andei até o backpacker, deixei as coisas que não precisaria já no armário e fui andar com a mochila mais leve. Tirei bastantes fotos de igrejas mas não vou postar aqui porque além de serem muitas, o post ia ficar imenso só com foto de igreja! Mas elas eram muito bonitas, pode acreditar (ou ver no meu facebook mesmo).
Aliás, perto do meu backpacker tinha um grande jardim com dois prédios importantes: o Royal Exhibition Building e o Melbourne Museum. O primeiro bem clássico, tradicional...
...enquanto o segundo era todo moderno (e imediatamente atrás do primeiro, fisicamente falando):
O dia foi acabando e as luzes se acendendo... tirei meu pequeno tripé da mochila pra disparar algumas fotos com exposição mais longa (quanto mais tempo o obturador da câmera fica aberto, mais luz é captada pra foto, possibilitando fotos "claras" à noite, mas a câmera tem que ficar bem fixa pra não borrar, por isso o tripé). Entre algumas outras fotos, tirei esta que adorei desde o princípio:
É uma parte da City com a Princess Bridge em primeiro plano... ah mas que beleza, não? =]
Pra fechar o resumão com os highlights, tirei fotos do prédio da prefeitura também:
Essa é outra foto que eu também gostei muito, confesso!
Voltei relativamente cedo pro backpacker pra dormir, pois o segundo dia exigiria bastante energia de minha pessoa e...

Amanhã eu conto o que eu fiz no segundo dia ;) (e provavelmente cito alguma parte do primeiro dia que eu julgue importante e tenha esquecido hoje).