5 de ago. de 2010

Melbourne - Parte 1/3 - Chegando e se encontrando

Já que estou morando em Sydney, que é uma das paradas obrigatórias de quem vem pra Austrália, eu tive que pensar nas outras paradas obrigatórias que eu deveria visitar antes de voltar pra terra do churrasco com carvão (vulgo Brasil). Me vieram à mente Melbourne, Brisbane e Gold Coast (além de outras, mas como $ tem limites...), que são meus objetivos nessa trajetória final de viagem.
Na verdade, Melbourne já foi, pois acabo de voltar de lá! Passei a terça, quarta e quinta-feira dando uns rolês na terra "rival" de Sydney. Não sei como é isso direito, mas parece que as duas cidades têm uma rixa entre si...
E para economizar na passagem aérea, adotei o modo viagem "mochileiro", sem nenhuma bagagem além da mochila (meus ombros não gostaram da idéia). Como viajei sozinho, não pude contar com a ajuda de ninguém pra carregar minha mala hahahaha!
Saindo do aeroporto e pegando o Skybus, que faz um caminho direto até a estação Southern Cross, bem no canto da Melbourne City, chego no destino em menos de meia hora! E olha o visual da estação, todo ondulado:
Aí que eu comecei a entender o negócio: Melbourne não é Sydney que tem o Opera House, a Harbour Bridge e Darling Harbour, além de N outras coisas bem de turista mesmo. Melbourne chama a atenção pelos prédios e infra-estrutura. Claro que tem outros chamativos, mas pra balancear com a falta de uma ou duas atrações principais, como Sydney, eles embelezaram a cidade toda!
Cheguei to-tal-men-te despreparado lá, não sabia nem o que eu ia fazer ou o que eu ia ver. A única coisa que eu tinha em mente era chegar no Visitor Centre e me localizar totalmente. No caminho até lá, fui tirando umas fotos como, por exemplo, da belíssima Flinders Street Station:
Que, à noite, tem sua fachada iluminada assim:
Lembra um pouco o Mercadão, em São Paulo, mas só como primo bem distante mesmo. Do outro lado da rua, ou na outra esquina, estava o dito Visitor Centre, que é uma espécie de "ajuda-turistas-perdidos" feito eu.
A entrada dele é aquela "caixinha" ali, sendo que ele fica no subsolo. Entrei, peguei vários panfletos sobre os pontos turísticos da cidade e aí sim saí andando com rumo =]
O Visitor Centre fica num local chamado Federation Square, que tem algumas coisas cult como espaços de exposições, etc, etc, etc e alguma coisa da SBS, um dos canais de Tv aqui da Austrália:
Claro que pra estar ali num lugar tão importante e de certo modo central, o prédio da SBS teria que ser todo moderno e diferente (é o da esquerda, mais precisamente).
Andei até o backpacker, deixei as coisas que não precisaria já no armário e fui andar com a mochila mais leve. Tirei bastantes fotos de igrejas mas não vou postar aqui porque além de serem muitas, o post ia ficar imenso só com foto de igreja! Mas elas eram muito bonitas, pode acreditar (ou ver no meu facebook mesmo).
Aliás, perto do meu backpacker tinha um grande jardim com dois prédios importantes: o Royal Exhibition Building e o Melbourne Museum. O primeiro bem clássico, tradicional...
...enquanto o segundo era todo moderno (e imediatamente atrás do primeiro, fisicamente falando):
O dia foi acabando e as luzes se acendendo... tirei meu pequeno tripé da mochila pra disparar algumas fotos com exposição mais longa (quanto mais tempo o obturador da câmera fica aberto, mais luz é captada pra foto, possibilitando fotos "claras" à noite, mas a câmera tem que ficar bem fixa pra não borrar, por isso o tripé). Entre algumas outras fotos, tirei esta que adorei desde o princípio:
É uma parte da City com a Princess Bridge em primeiro plano... ah mas que beleza, não? =]
Pra fechar o resumão com os highlights, tirei fotos do prédio da prefeitura também:
Essa é outra foto que eu também gostei muito, confesso!
Voltei relativamente cedo pro backpacker pra dormir, pois o segundo dia exigiria bastante energia de minha pessoa e...

Amanhã eu conto o que eu fiz no segundo dia ;) (e provavelmente cito alguma parte do primeiro dia que eu julgue importante e tenha esquecido hoje).
See you guys tomorrow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário