26 de mai. de 2010

Primeira function!

Antes de mais nada, deixa eu comemorar: assim como o Pelé, eu também passei dos 1000!
Mas no meu caso foram 1000 visitas mesmo! Obrigado a todo mundo que acompanha minhas maluquices aqui!

Enfim, ontem a noite eu faltei na aula (que feio) mas com um bom motivo, que foi trabalhar pela primeira vez! Achei que iria fazer uma coisa mais de garçon, mas na verdade fui ser food attendant de uma das milhões de lanchonetes do ANZ Stadium (isso mesmo, o estádio olímpico de Sydney) durante um jogo de rugby.
Olha que bonito que estava o tempo quando a gente chegou! Muito belo! Aliás, um fato interessante sobre a chuva de Sydney é que ela chove pra baixo, de repente ela começa a chover mais diagonalmente (obrigando você a ficar literamente sem guarda-chuva em cima da sua cabeça, mas sim meio que do seu lado), depois de alguns segundos ela muda de direção de novo e o mais surpreendente: aqui em Sydney chove pra cima!!!! Isso mesmo, do chão pro céu! Porque é incrível como a chuva molha aqui... ela deve ser mais inteligente que a de São Paulo, que só chove pra baixo e alaga tudo! hahaha
Continuando, chegamos lá (eu e o André) entramos numa fila estranha, pegamos nossos uniformes e ficamos esperando pra ir para as posições.
O problema foi que logo que eu acabei de trocar de uniforme, me mandaram colocar o outro! Aí minha câmera já estava guardada no guarda-volumes, junto com minha mochila, e eu não tirei foto... mas era apenas uma camisa preta de manga longa. Chegando no espaço, descobri que ia ficar numa lanchonete que servia pizzas, e fui encarregado de ajudar o indiano folgado (que não parava de comer escondido) que estava fazendo as mini-pizzas. Montei as caixas, etiquetei todas com os devidos sabores disponíveis, pegava as pizzas no freezer, colocava na esteira rolante (tipo o forno de esfiha do Habbib's), desenformava as pizzas, cortava no meio, colocava na caixa e abastecia o balcão e o forno de estoque! =] Eu achei bem divertido, e ia ser bem mais divertido mesmo se não fosse o indiano folgado, eu já estava ficando com vergonha de tanto que ele estava comendo ali, estava pensando até em dar um grana pra ele comer depois porque provavelmente ele estava morrendo de fome! E falam que brasileiro que é folgado...
Depois do shift (turno) voltamos pra City, mas não antes de tirar uma bela panorâmica do estádio (clique na imagem para ampliá-la):
Com uns três eventos desse por semana eu não precisava nem procurar emprego mais, mas acontece que quando não são apenas dois, é só um mesmo por semana! Ou seja: minha busca continua! Só pra informar, já tentei emprego de barista, garçon, recepcionista, assistente administrativo, web designer, vendedor... alguma coisa eu vou conseguir logo menos ;)

E mais uma vez, obrigado à galera que entra aqui!!! Até a próxima!

19 de mai. de 2010

Panorâmica de Inner Sydney

Tudo bem que eu nunca posto dois dias seguidos, mas olha a foto que eu tirei ontem quando estava fazendo um role pela parte norte da cidade, depois da Harbour Bridge (cliquem na imagem pra ampliá-la):
Umas três vezes por dia eu olho pra cidade e penso "caramba, isso faz o $ gasto investido valer a pena" =]

Quem é arquiteto e não queria dar uma passadinha aqui em Sydney?

18 de mai. de 2010

Good vibes

Olha eu aqui de novo! Háááá!
O blog com quase 1000 visitas, show de bola! Essa semana eu estou empolgadão porque conseguirei um job (não, eu ainda não sei de nada mas eu tenho um pressentimento forte hahaha)! Estou correndo bastante atrás, uma hora vai aparecer.
Enfim, no dia que eu me mudei, estava andando pela rua quando ouço alguém chamando "Bruno" (e ainda estava com fones no ouvido, foi bem ao acaso mesmo). Era ninguém mais ninguém menos que Marina Ribeiro, a.k.a. minha agente da viagem! (o a.k.a. significa 'also known as', ou 'também conhecida como', afinal o blog do Bill também é cultura) ;)
Aliás, ela é uma das pessoas que "de repente" estão na Austrália, eu mesmo não sabia que ela viria. Aí colocamos o papo em dia e rumei pra escola, que era pra onde eu estava indo antes de encontrá-la.
Aí eu não lembro bem que dia foi, mas acho que foi no sábado, o Rodrigo e o Zuka me chamaram pra ir lá no apê deles (que tá virando quase rotina já que sempre tem coisa rolando lá com as gringaiadas) fazer e comer strogonoff.
Fomos no Coles e compramos as coisas, voltamos e os caras prepararam o bendito. Pior que ficou bom mesmo (tá bom mãe, o seu é melhor!), só não entendo o gosto de todas as marcas de arroz por aqui...
O bom foi que rolou até um brigaderinho hahaha! 
E pra explicar o que era brigadeiro pra francesa? Ventou e choveu pra alguém falar 'chocolate caramel', cuja expressão eu desconhecia até então, nem sei se é assim mesmo que traduz.
Daí, mais à noite, o pessoal foi chegando. O Fawaz apareceu com um narguile lá das arábias, original de fábrica hahaha! Ele disse q ele compra a máquina toda em qualquer farol por 5 dólares, é mole? Quem quer um bom desse no Brasil não gasta menos que R$ 60 provavelmente. A única pena é que como aqui eles têm fortes restrições ao fumo, todo o fumo que ele tinha trazido foi apreendido no aeroporto =[
Antes de mais nada, retifico que eu não fumo e nem uso drogas, mas um narguile bem as vezes não mata ninguém. Inclusive porque não tem droga pesada ali, e o fumo utilizado é "igual" ao de cigarro normal.
No domingo dei uma arrumada na cozinha que estava um nojo, e já está ficando suja novamente, e passei no novo apê do Bruce pra jogar um futebol e um Mortal Kombat hahaha! Sessão nostalgia, com certeza.
Segunda-feira eu andei feito um camelo distribuindo currículos, e terça o dia virou tão bonito (cinza, chuvoso e frio) que eu só saí de casa pra ir pra escola. Agora vai começar a ser assim mais frequentemente.
Como prometido, tirei duas fotos panorâmicas (valeu Photoshop com recurso automático pra juntar 15 fotos na sequência!) da vista da sacada aqui do apê: uma de dia e outra à noite. Cliquem na imagem para vê-la ampliada:
Humilde né? Pena que o apê não é do outro lado do prédio... minha vista seria muito melhor! Mas assim eu vejo uma boa parte do centro pelo menos ;)

E é isso aí, outro dia eu estou de volta! Agora mais motivado que nunca na Austrália (que diferença que um currículo certo não faz na vida de uma pessoa, não?)!
G'day, mate!

12 de mai. de 2010

Novo "ponto de vista"

Para aqueles que não sabem, dia 11 agora eu completei 1 mês aqui na Austrália e como consequência tive que sair da minha homestay hehehe! Agora eu estou morando num apê bem mais perto da escola e do centro, com mais 6 pessoas: um chileno chamado Emanuel, uma Andrea chilena, um Gustavo brazuca, um "Anno" (não entendi até agora o nome dele) que eu achei que era francês mas deve ser sulamericano também, um Jack norte-americano e um japonês chamado "Yota" (eu acho). Dois vão embora já já, então provavelmente (pegarei um colchão melhor e...) terei flatmates diferentes em pouco tempo...
Essa é a manhã do terceiro dia que eu estou aqui, e até agora não cozinhei nada por preguiça, só estou comendo na rua em lugares estrategicamente mais baratos. Acho que sábado eu passo no supermercado e compro um arroz, óleo, cebola e alho pra mandar um arroz à la dona Lourdes (aeeeee véia!!! Vai ficar famosa agora!), que é famoso mundialmente no Brasil em São Paulo na cidade de Santo André e dentro da minha casa.
Sem mais delongas, vou mandar mais umas dicas porque eu vi que tem uma galera legal vindo pra cá nos próximos meses e que está entrando aqui pra fazer pesquisa mesmo, o que eu acharia de bastante ajuda pra mim se fosse o caso!

Dica: Eu já citei, mas posso detalhar mais um pouco. Uma coisa que não é muito comum de se ver na rua por aqui é o tal do celular com Skype integrado. Não sei porque, só sei que quase todos os brasileiros já descobriram isso e realmente é de verdade! Você vai na 3 (operadora que nem Vivo, Claro, mas chama 3 mesmo) e compra um celular (AU$ 129 o mais barato) e o crédito dele (AU$ 29 por mês) e "ganha" AU$ 150 dólares pra usar com chamadas locais, internacionais, sms's, mms's, acessar a internet e o caramba.
-Mas e o Skype que você falou, Bill?
O Skype é integrado no telefone, então onde tiver cobertura da 3 você simplesmente usa e "não paga nada"!
-Pô, mas que graça tem ficar falando com um monte de brasileiro que tem o celular igual ao seu?
Se não caiu a ficha ainda, da pra falar de graça com a mamãe, o papai, o cachorro, o papagaio e todo mundo que ficou no Brasil todo dia "de graça" =] (entre aspas porque paga-se o crédito por mês né). DDI nunca mais!
Há quem diga ainda (leia-se @iamzuka) que mesmo depois do crédito vencer, o Skype continua funcionando! Brincadeira hein, devia ter uma 3 no Brasil...
Se você for meio alternativo e sempre gosta de bancar o do contra, você pode comprar um Vodafone e ter sms ilimitado pelo que eu entendi, mas venhamos e convenhamos que isso só compensa pra quem manda 1813210 sms's por mês e não usa a função de telefone do telefone.

Aliás, pra ver se a coisa pega no embalo mesmo (já que o blog está no rumo dos 1000 views), vocês podem usar os comentários pra pedir detalhes específicos ou dicas de qualquer coisa sobre a vida aqui que eu faço um post, agora vai hein!

No próximo post eu mostro o apezinho e a vista de manhã e a noite da janela =]
G'night, mate!

10 de mai. de 2010

Moving out from the homestay

Ééé pessoal, já fez um mês que eu estou aqui! Assim sendo, terei que sair da homestay hoje! Na verdade eu só vou arrumar minhas coisas e ir embora daqui a pouquinho mesmo, de manhã.
Chega de quarto só pra mim, pois vou dividir um com mais três; chega de lavarem minhas roupas pra mim, agora eu vou ter que virar amigo da lavadora e da secadora lá do apê; e chega de comidinha gostosa no jantar, agora quem vai fazer a comida sou eu... aiaiai hahaha!
Eu vou sentir saudade da mordomia, mas a mordomia mesmo que eu vou ter agora é de morar a 5 minutos andando da escola, olha que maravilha! Hoje eu saio da escola as 21:00, vou até a estação de trem, espero 25 minutos e passo mais 20 no caminho. Quando chega em Marrickville eu ainda ando mais uns 12. Não mais =]

Bom, já que eu ainda tenho que colocar tudo na mala de volta rapidinho e sair daqui, vou contar resumidamente sobre o festival de filmes que eu vi na sexta-feira. Na verdade foi parte de uma aula, pois fomos lá com o professor de inglês e na hora da aula.
Vimos dois filmes sobre pessoas descendentes de aborígenes: o primeiro tratava de uma mulher que estava procurando os restos mortais de um tio falecido longe de casa e o segundo sobre um cara que era realmente gordo e precisou fazer uma cirurgia bem cara, já que se ele não o fizesse, poderia acabar a sete palmos do chão igual o seu pai que morreu por problemas relacionados à obesidade.
Como não sou crítico de cinema, vou só dizer que gostei muito dos dois mas dou uma dica.

Dica: não só em filmes mas pessoalmente também, é muito difícil entender o sotaque de australianos mais velhos, eles falam muito enroladamente. Também é difícil entender o sotaque de asiáticos, mas aí já é outro problema mesmo.

Depois do filme fomos surpreendidos com um cocktail (esqueci de falar que pra ver o filme foi de graça, então nada mais justo que esse cocktail também ser de graça). Tinha vinho tinto, branco, champagne e cerveja, e todos entravam na "fila" educadamente... foi estranho pra mim, que já estava preparado pra dar e receber empurrões em e de pessoas sem educação (pensamento de brasileiro mesmo). E no cocktail descobri outra coisa, então dou uma segunda dica.
Dica: A chopp aqui, que é caro pra dedéu, tem um jeitão bem diferente do que a gente está acostumado a tomar, já que é mais pesado e com sabores duvidosos (leia-se "parece que você está comendo um pão enquanto bebe um copo" e "contragostinho de cerveja vagabunda"). Porém, as long necks são bem parecidas com as cervejas de qualidade básica brasileiras, como Brahma ou Nova Schin. E acredite: você vai se sentir feliz tomando uma dessa aqui.

Depois de um tempinho socializando e praticando o inglês (fica tranquila mãe, meu inglês está ficando o Ó do borogodó!), a gente bateu uma foto com o ex-gordinho do segundo filme (esse do meio, de cinza). Como teve gente que passou da conta do champagne gratuito, e os garçons também já não tinham nada mais pra servir, fomos embora. Foi uma aula de inglês bem interessante eu diria hahaha!
Quando eu já tiver me adaptado ao novo lugar eu posto umas fotos de lá! E só pra avisar, ainda não arranjei trabalho, e não sei mais se vai ser "fácil" do jeito que eu pensava que seria.

Dica: se der, venha pra cá depois do inverno. No verão, tem mais turistas e mais bares e etc contratando, deve ser mais fácil.

See ya, maaaaaaaate!

6 de mai. de 2010

Wollongong

Pra não ofuscar o objetivo real do post, vou resumir que terça-feira não fiz nada a não ser procurar mais emprego.
Agora, na quarta-feira o bicho pegou: me juntei a outros 18 doidos, alugamos quatro carros e fomos todos pra uma cidade mais ou menos perto de Sydney chamada Wollongong!
Depois de passar nervoso por 90 km com as duas francesas dirigindo o carro sem noção nenhuma de tempo, espaço, direção e bom senso (já que ignoravam completamente o GPS e as placas também), chegamos em Wollongong! Estava um solzão bonito, mas ventou tanto o dia inteiro que não só quase congelamos como também perdi meu penteado =/
Mas o lugar era tão feio, mas tão feio, que de tão feio ele era bonito pra caramba! Simplesmente um dos mais bonitos que eu já vi na vida, sem exagerar. Olha pra essa paisagem, parece que eu roubei imagens de um site de wallpapers!
Aliás, estou usando a foto acima como wallpaper do meu notebook hehehe... Antes de começar o churrasco, andamos um pouquinho na praia, uma vez que a churrasqueira ficava em um parque na própria praia, então era essa a vista que eu tinha enquanto comia! Obviamente, tive que tirar uma foto de turista maluco que estava ensadecido com o visual do lugar:
Isso sim que é hardcore, olha que paisagem horrível hahahaha! Enfim, compraram umas linguiças, hamburgers, pães de alho e mais umas coisinhas e começamos a comer, finalmente. Imaginem 19 pessoas em volta da churrasqueira com fome... isso porque quando eu tirei a foto ainda estava tranquilo o ambiente.
Cerveja vai, cerveja vem (dica: a Tooheys New é a cerveja mais parecida com as nossas que eu já provei até agora, tem gosto de Nova Schin / Devassa Bem Loura / Itaipava, mas paga-se o preço por isso), acabou o churrasco e ficamos mais um tempo ali na praia pra apreciar o lugar. Antes de irmos embora, tiramos uma foto todos juntos:
Ali tem brasileiro, espanhol, japonês, francês, colombiano, etc... À noite, demos umas voltinhas na cidade e decidimos voltar. Pra não passar nervoso de novo eu durmi o caminho inteiro na volta, e passei nervoso nas duas vezes que eu acordei sem querer! Incrível!
De qualquer forma, quando voltamos (depois de nos perdermos estupidamente umas três vezes por causa do bom senso francês) corri pra estação de trem mas por 5 segundos perdi o trem, tive que pegar um ônibus depois de 40 minutos e voltei pra casa! Só deu tempo de chegar, comer e dormir, afinal eu já estava só o pó da rabiola!
Ontem, quinta-feira, dei uma voltinha pela cidade pra procurar um apê (já que domingo eu saio da homestay) e por incrível que pareça eu achei um bem legal, e bem perto da escola! Mas eu conto mais detalhes dele quando eu me mudar pra lá, na terça-feira! Vou ter que xavecar a mãe australiana inclusive pra ficar um dia a mais que o previsto aqui sem pagar nada hahaha! Depois eu conto o que aconteceu ;)

Aaaaaaaaaaaaaaiiii meu Deus, como a Austrália é feia e chata viu... =] See ya!

3 de mai. de 2010

Bondi Beach

Sim, sim, sim! Depois de ter ido duas vezes até Bondi Junction e não ter visto a praia, na terceira vez finalmente demos uma olhada lá. Tudo bem que quando chegou o dia já estava acabando, mas também tem uma vantagem nisso: vimos a praia de dia e de noite, com todas as luzes dos barzinhos e etc em volta da praia acesas. Um clima romântico, por que não? Pena que não consegui tirar uma foto de lá a noite (sem tripé ou apoio pra câmera, a foto ficava borrada sempre).
O legal é que como a praia é bem pequena, parece até um lugar privativo! E seria, se não fosse os 1.219.821.322 turistas, surfistas e etc que geralmente vão pra lá todo final de semana =] Outro dia eu volto lá pra tirar mais fotos com mais luz do sol, quem sabe um sol nascente e tal...
Só de colocar o pé na areia da praia eu já fiquei feliz, um sentimento de "finalmente vim aqui" me ocorria.
Bela foto, bela foto! =]
Tirando esse rolezinho do domingo, no sábado também fui pra Bondi (teve hamburgada nos dois dias), e ontem não fiz nada de interessante a não ser procurado alguns empregos e arrumado minhas músicas no pc, ou uma parte delas.

Continuando a seção de dicas aqui, hoje preços de moradia e bebidas!

Acomodação: você pode ficar em homestay (casa de família), dividir um apartamento com mais uma ou duas pessoas, dividir o apartamento com a torcida do Flamengo, ou morar embaixo da Harbour Bridge (bricadeira). A primeira opção te custa em média AU$ 240 por semana, com direito a café da manhã e jantar durante a semana e café da manhã, almoço e jantar durante o final de semana. Tem uma pequena taxa de "matrícula" de mais AU$ 200, então já dá pra fazer a conta. O "problema" é que as casas de família geralmente ficam no subúrbio, então é necessário um trenzinho ou ônibus pra ir pro centro todo dia, mas isso não é bem um empecilho. Os benefícios mudam de família pra família, então se eles forem te dar um quarto só pra você ou dividir com outro estudante, te dar wifi ou não, lavar sua roupa ou não, e te colocarem num quarto fora da casa deles e meio que te excluírem (o que eu acho uma baita sacanagem, né Nodomi?) ao invés de te darem uma experiência de família australiana legal, vai depender da sorte. Dividir um apartamento no centro pode ser em torno de AU$ 150 por semana se tiver bastante gente lá (de 6 a 8), ou acima de AU$ 220 se for com menos gente. A coisa que pega aqui é o seguinte: quando você vai entrar em um apartamento, existe uma taxa a ser paga que chama "bond". Esse bond geralmente custa duas semanas de aluguel, e serve para os proprietários consertarem alguma coisa se você eventualmente estragar durante sua estadia. Além disso, você de cara t:em que pagar duas semanas de aluguel (a primeira e a última) quando chega. Então a conta fica assim:

O valor de duas semanas de aluguel (primeira e última) + bond (geralmente o valor de duas semanas de aluguel).

Ou seja, se o aluguel por semana é AU$ 150, você desembolsa AU$ 600 de uma só vez, só na primeira semana. Mas acalme-se, o bond volta pra você quando você sair (se você não estourar nenhuma parede com um martelo, por exemplo =]).

Bebidas: Pra resumir, esqueça de tomar a mesma quantidade de cerveja que você tomava no Brasil aqui na Austrália. Aqui é caro, tudo é caro, menos o delicioso vinho de 4 litros que vem em uma caixa! Acho que um pack com 24 long necks custa uns AU$ 39, e chopp em bares podem variar de AU$ 3 a 7 (por isso é importante saber onde ficam esses bares de AU$ 3!). Vodka? Hááá meu amigo, você vibraria se existisse uma Balalaika aqui, porque geralmente você encontrará Smirnoffs de 700ml próximas dos AU$ 38. Como eu tinha dito, o que salva nossas vidas é o famoso (e delicioso (NOT)) vinho barato. Góes, por favor, traga um navio cheio de vinho furriba que é melhor que estes que a gente toma aqui! Paga-se em torno de AU$ 12 em uma caixa com 4 litros de vinho, é o álcool mais barato possível. Os gostos variam de álcool puro com uma pitaca de Tang de uva, branco seco com gosto de isopor, ou o delicioso tinto adocicado com mel o.O (tem um vinho tinto gostoso que eu tomei um dia na casa da Tássia, mas eu ainda não descobri a marca).

Enfim, dá pra se divertir torrando milhares de reais aqui na Austrália! Faça como eu: venda seu carro e seja feliz aqui! Hahahaha sério! Eu pelo menos acho que vale muito mais a pena, carro eu compro outro trabalhando depois certo?
Outro dia eu volto, espero que com um emprego e um apartamento pra morar! See ya, mate!